IM

IM

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Relato de estagiário: Joel Henrique Ellwanger



"Estagiei no SIS no ano de 2009, o último como estudante de Nutrição na UNISC. Nesse ano desenvolvi no local parte dos meus estágios de Nutrição em Saúde Pública e Nutrição Clínica. Minhas atividades compreendiam a avaliação nutricional de pacientes com as mais diferentes patologias e o estabelecimento da conduta dietoterápica para os mesmos. Também conduzia grupos de reeducação alimentar e participava de atividades de promoção da saúde, muitas vezes não relacionadas somente ou diretamente com a Nutrição. Como exemplo, trabalhei de forma ativa na organização e realização da Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela, que envolveu acadêmicos de diversos cursos da área da saúde. Minhas vivências no SIS também foram fundamentais para minha compreensão do trabalho multidisciplinar, já que receber e encaminhar pacientes de/para outros colegas de diferentes áreas era rotina. Meus estágios no SIS permitiram um maior entendimento da realidade dos demais profissional da saúde, o que me fez respeitar mais ainda cada profissão, já que a importância de cada uma delas se mostrava na rotina do local. Ainda, ao SIS também devo muitas amizades, momentos de diversão e contatos com diferentes professores, colegas, pacientes e realidades sociais."

Joel Henrique Ellwanger

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Relato de estagiaria: Deise Inês Marchi

"Transcrever o que foi o estágio no SIS é algo que me remete a uma intensa emoção. O caminho que percorri durante o período de estágio, as aprendizagens que adquiri, as trocas, os olhares que alcancei, as escutas que me inquietaram, as construções e reconstruções. Muitas das passagens que ocorreram são quase indescritíveis, tamanha a experiência, sensações, sentimentos que foram produzidas e tomaram o meu ser durante o estágio.
O universo SIS me proporcionou momentos de aprimoramento das minhas buscas, de novas descobertas, novos olhares do meu jeito “psicóloga de ser”. Senti-me em casa, acolhida, com autonomia, e sendo assim consegui desenvolver de forma transparente o que sou, o que sei e no que me transformei. Sentia-me realmente muito acolhida lá dentro e com autonomia que dificilmente temos em outro local de estágio. Autonomia essa que proporciona desenvolvimento e responsabilidade.
Com certeza tudo que vivi no SIS contribuiu muito para o meu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional. O estágio no SIS foi um sonho realizado, de necessidade atendida, de felicidade conquistada, de objetivos alcançados. Emerge em mim o orgulho de ter feito parte da história do SIS e da Equipe Sistêmica de 2009."

Deise Inês Marchi
 

domingo, 17 de junho de 2012

Relato de estagiaria: Carina Scherer

Lembro como se fosse hoje, em março de 2002 o primeiro dia de estágio de clínica no SIS, a ansiedade e expectativa eram grandes. Depois de feita a triagem dos pacientes, veio a noticia que eu teria como paciente um adolescente de 16 anos, um menino de 6 e uma menina  de 22 anos. Minha felicidade foi imensa. Estagiei utilizando a teoria Psicanalítica. Sabia que a responsabilidade seria grande, mas que o aprendizado seria ainda maior.
No primeiro dia, nós estagiárias fomos apresentadas a equipe de trabalho do SIS daquela época. Muitos ainda se encontram trabalhando por lá. Senti um ar de receptividade e aconchego. Na medida em que o tempo foi passando, fui me sentindo cada vez mais à vontade no local. Esperava ansiosa pelos dias que iria atender os pacientes. Os momentos de supervisão individual e coletiva foram intensos, cheios de aprendizado e trocas. A interação com colegas na sala dos estagiários foi importante e essencial.
Assim, o tempo foi passando e como num passe de mágica, chegamos ao final do estágio, período muito significativo que marcou minha vida...saudades daquele tempo.”   



Carina Scherer – Psicóloga CRP: 07/11933